Natação com Barbatanas - Fin SwimmingA Natação com Barbatanas, dá pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) , os primeiros passos no sentido de um desenvolvimento estruturado em Portugal. Com dois eventos recentes, a Prova de Natação com Barbatanas em Águas Abertas e a Acção de Formação em Natação com Barbatanas/Curso de Arbitragem 1º nível , a darem já opurtunidade aos interessados de se iniciar e aprofundar conhecimentos sobre a modalidade.

Esta é de resto a modalidade da Confédération Mondiale des Activités Subaquatiques / World Underwater Federation (CMAS) com o quadro competitivo mais organizado, incluindo Campeonatos do Mundo e da Europa, além de circuitos de Taças do Mundo.

Portugal, conta com excelentes condições para a prática:

  • quer pelas inigualáveis condições naturais quer pelas excelentes infrastruturas a nível de piscinas e outros espaços com que já conta,
  • quer quer pela base de potenciais praticantes, incluindo os muitos ligados já ao bicho da água e do mar (desde o surf á natação, ao mergulho e apneia passando por muitos outras actividades aquáticas praticadas ora de forma mais casual ora mais enquadradas em quadros competitivos)

 

Nos próximos meses surgirão certamente mais opurtunidades para contactar com este desporto. Os interessados podem encontrar mais informação na FPAS. Alguns dos links acima incluem também contactos mais directos.

4x100 Surface Men - Finswimming World Championship 2011

 

50 surface Men - Finswimming World Championship 2011

 

50m Apnea Men - Finswimming World Championship 2011

 

100 immersion Men - Finswimming World Championship 2011

Ao longo do próximo ano tentaremos actualizar este artigo com informações relevantes, e mais vídeos (como o que está mais abaixo)

Variedade não faltará certamente, dado que existem provas de Mono barbatana (o mais próximo que conseguimos chegar do movimento do golfinho) e com as barbatanas mais tradicionais que todos conhecemos.

As provas podem ainda ser disputadas á superficie, em imersão, ou em apneia (os próximos vídeos - a acrescentar - ilustrarão bem as diferenças).

As distâncias de competição, semelhantes às da natação pura, podem ir dos 50 metros em piscina, até aos 20Kms em águas abertas.

Na Aqualoja encontra já alguns para treino ou competição nesta modalidade, incluindo o snorkel frontalóculos e vários dos nossos fatos de competição.