Tradução da American Association of Textile Chemists and Colorists Review - Jun 2008

 

 

Fatos de natação Pequim 2008
Foto cortesia da Yingfa

Em 2008, os melhores nadadores do mundo vão competir pelo ouro, prata, e bronze ante 17000 espectadores no Cubo de Água, a piscina dos Jogos Olímpico de Pequim. Os novos fatos de natação, os mais rápidos já produzidos, são concebidos e fabricados com tecidos de alta performance e tecnologia. Extremamente leves, e com propriedades que repelem a água estes materiais e modelos estão também disponíveis para os consumidores.

 


Os novos fatos são concebidos e realizados por marcas conhecidas como a Speedo do Reino Unidos, a TYR Sport Inc. dos Estados Unidos e a Yingfa da China, com um corte estudado para um perfeito assentar no corpo dos nadadores.

 

Os nadadores Olímpicos da Ucrânia utilizam equipamento de natação de alta performance da Yingfa. Os fatos de natação e fatos de banho da Yingfa para atletas de competição combinam o tecido em poliéster e spandex (Lycra®) com Teflon®. O tratamento do tecido com Teflon permite velocidades mais rápidas de nado, ao dificultar e diminuir a absorção de água pelo tecido. Segundo Becky Ye, gestora da Yingfa Industrial Co baseada na província de Guandong na China, "O Teflon é aplicado para que a água deslize rapidamente do tecido". Os fatos de banho de senhora da Yingfa para treino e lazer utilizam Lycra, um forro interior e um corte menos cavado no peito e nas pernas.

 

Tanto a Speedo quanto a TYR, utilizam tecidos semelhantes, leves e hidrofóbicos, respectivamente nos seus modelos "LZR" e "Tracer" para nadadores Olímpicos e de nível mundial. Desde a introdução dos fatos completos de natação em 2000, muitos dos progressos nestas tecnologias e tecidos têm sido obtidos em laboratórios de investigação e desenvolvimento destas empresas. A Speedo por exemplo recorreu especialistas em pele de tubarão bem como a engenheiros da Agencia Espacial Americana (NASA). "A Speedo testou a resistência hidrodinâmica de mais de 60 tipos de tecido para encontrar os que oferecem melhor desempenho em termos de velocidade mediante uma menor resistência na água". Os recentes modelos LZR utilizam três peças, sem costuras, unidas por soldadura ultra sónica, que resultam no primeiro fato completo produzido deste modo.

 

O novo Centro Nacional Aquático de Pequim, conhecido como Cubo de Água, é uma maravilha tecnológica. O edifício de forma rectangular, de 200 milhões de dólares, situa-se perto do Estádio Olímpico Nacional, conhecido como ninho de pássaro, e foi concebido para se assemelhar a bolhas de sabão, seja visto de fora ou de dentro. Os 100,000 metros quadrados de plástico translúcido na sua cobertura contém diodos emissores de luz (LED) e proporcionam uma iluminação futurista, seja dando a aparência de uma superfície composta por bolhas de sabão, que evocam a velocidade com que os nadadores mais rápidos se deslocam na piscina vestidos com os seus fatos topo de gama.

 

Hiperligações

Cubo de Água (Centro Aquático Nacional e Piscina JO Pequim 2008)

Ninho de Pássaro (Estádio Olímpico Pequim 2008)