Angélica André, Vânia Neves e Mário Bonança - Team Aqualoja

Este ano de 2017 traz grandes novidades à natação de Águas Abertas e claro aos praticantes. A palavra chave desta mudança é ISOTÉRMICO, no sentido em que em prova os fatos isotérmicos são agora de:

  • utilização obrigatória se a temperatura da água estiver abaixo dos 18°C
  • utilização facultativa se a temperatura da água estiver abaixo dos 20°C

A temperatura mais baixa para realização de uma prova de águas abertas mantêm-se nos 16°C e a mais elevada nos 31°.

Veja  todos os fatos para as várias temperaturas

A questão do que se entende por fato isotérmico, referido na regulamentação FINA em inglês por 'wetsuit', é respondida nos mesmo regulamentos com:
"wetsuits are swimsuits made of material providing thermal insulation. Wetsuits for both men and women shall completely cover torso, back, shoulders and knees. They shall not extend beyond the neck, wrists and ankles", ou seja um fato de material que proporciona isolamento térmico e que cubra completamente o tronco, costas, costas, ombros e joelhos, não indo além do pescoço, pulsos e tornozelos.

É também citado como exemplo de um material isolante o neoprene/neopreno (espuma de policloropreno) bem como a espuma de poliuretano, sendo ainda esclarecido que

  • a espessura do material deve variar entre os 3mm e os 5mm, podendo ser menor em áreas específicas se isso se justificar para maior liberdade de movimento dos nadadores e conquanto não prejudique a função de isolamento térmico.
  • o material pode ter várias camadas e que estas podem inclusive ser impermeáveis à água.
  • tanto os fatos isotérmicos de homem quanto os de senhora devem ser de uma só peça
  • fechos ('zippers') são permitidos sem limitações especificas conquanto sirvam o respetivo objetivo funcional.

Apenas em 2018 vão surgir fatos isotérmicos (wetsuits) com selo de aprovação FINA, sendo que em 2017 o controle dos fatos será efetuado pela organização/arbitragem. O documento que refere isto indica também que a superfície externa dos fatos não deve ter formas protuberantes/salientes ('the outer surface of the used wetsuits shall not include outstanding shapes, such as ridges, fins etc').

Face a isto cremos que a maior parte dos tradicionais fatos de triatlo em neoprene, também, designados por wetsuit (triwersuit no caso da Arena), correspondem aos requisitos. Pela evolução dos memorandos é inclusive aparente que houve, de Agosto 2016 para Janeiro de 2017, uma aproximação das regras à realidade da oferta comercial existente nos fatos de triatlo (a questão das zonas com menos de 3m de espessura).
Recomendamos alguma cautela com os denominados 'Catch Panels' que alguns fatos de triatlo tem no antebraço pois é incerto como serão considerados em 2017 tendo em conta a referência feita às superfícies externas. Possivelmente essa referência pretende apenas evitar formas acentuadas que tenham efeito de pala/barbatana, mas isso não é certo e é sempre possível que seja interpretado de forma diferente por pessoas e em ocasiões diferentes.

Chamamos a atenção para o fato de existirem no mercado alguns fatos claramente fora da regulamentação, com espessuras máximas de 1mm ou 2mm tipicamente disponíveis em grandes superfícies generalistas da área do desporto (por vezes até de marcas conceituadas na natação). 

Na aqualoja pode encontrar não só os equipamentos mais adequados, como uma equipa profissional à sua disposição para prestar a melhor ajuda na seleção de equipamentos para os nadadores de todas as disciplinas.

Documentos e Regulamentação FINA consultados:
Memorandum: Wetsuits for Open Water Swimming de 11 Janeiro 2017
FINA REQUIREMENTS FOR SWIMWEAR APPROVAL (FRSA) - Regulations valid for swimwear to be approved with effect from January 1, 2017)
Memorandum: Wetsuits for Open Water Swimming de 20 Agosto 2016 - os documentos acima esclarecem ou atualizam este em alguns pontos, nomeadamente no que se refere aos intervalos de temperatura da água.
as versões electrónicas destes documentos acessiveis pelo link respetivo são as que se encontravam publicamente disponíveis no site da FINA a 12 de Maio de 2017

 Este é um artigo de caráter informativo já atualizado em 16/05/2017 relativamente ao texto inicial de 12/05/2017. Para a tomada de qualquer decisão por parte dos nadadores recomendamos sempre a consulta da informação mais atual no site da FINA ou no da FPN.

Rui Dolores - Triatleta do Team Aqualoja com o wetsuit Zone3 Aspire