A edição de 2009 desta clássica das Águas, organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, decorreu dia 4 de Setembro. A 1º edição remonta a 1946, organizada pela FPN e pelo Clube Naval de Sesimbra.

O primeiro a chegar à meta foi Diogo Gaspar com 19´02”, seguido de André Marinho e Vasco Gaspar (todos da SFUAP). Em femininos Marta Saraiva foi 1ª com 20´20” seguida de Ana Gomes e Inês Mira (todas SFUAP)

Resultados Sesimbra (zip)

A 1º edição desta clássica das Águas Abertas remonta a 1946 (á data organizada pela FPN e pelo Clube Naval de Sesimbra). A edição de 2009 , organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, desenrolou-se num Domingo onde o nevoeiro matinal teimou em arredar-se, mas que quando o fez tornou o dia bastante agradável animando os 245 atletas que conseguiram terminar a travessia.

 

Resultados Sesimbra (zip)

 • Federados (txt)

 • Federados Equipas (txt)

 • Não Federados (txt)

 • Não Federados Equipas (txt) 

 

Federados

O primeiro a chegar à meta foi o nadador Diogo Gaspar com 19´02”, que ligeiramente isolado se impôs a André Marinho e a Vasco Gaspar, todos eles em representação da SFUAP. A ordem de chegada feminina foi Marta Saraiva com 20´20”, Ana Gomes e Inês Mira, também todas elas da SFUAP.

Em equipas a SFUAP venceu facilmente ficando o 2º lugar para os Pimpões/Cimai e o 3º para o Belenenses.

 

Não Federados

A prova para atletas não federados teve como vencedor do sector masculino (e absoluto) o atleta do Estrelas S. João de Brito Alexandre Mendes no tempo de 21´17´´, seguido por Alexandre Pinheiro e Carlos Eduardo, ambos em representação do Clube Campismo Luz e Vida. A prova feminina foi dominada por Sara Costa do CC Luz e Vida que nadou o percurso em 23´, seguida da sua companheira de equipa Catarina Clemente e por Nádia Arraiolos em representação da Escola Natação da Câmara Municipal de Montemor o Novo. Por equipas a vitória sorriu ao CC Luz e Vida, seguido pelo AN Seixal e pelo CSCBS.

 

Destaques aqualoja na prova

Dos 4 primeiros classificados optaram por nadar com fatos aqualoja YV-01, os 1º, 3º e 4º classificados • Diogo Gaspar • Vasco Gaspar • Mário Bonança (todos eles nadadores internacionais de águas abertas).

 

 

Informação: manter o calor corporal

Tem-nos sido unanimemente transmitido que em nado os equipamentos com maior cobertura corporal ajudam a manter a temperatura interna  em níveis confortáveis, que permitem manter a máxima capacidade de desempenho. Os que mais problemas tem com o frio podem assim encontrar na aqualoja opções económicas para enfrentar as travessias mais 'frescas'.

Manter o calor corporal mais do que uma questão de conforto é um elemento de segurança.

 

 Calças Lightning

Sharkskin

 Fato Sharkskin

completo

Fato Shark

Evolution

Calças Lightning Sharkskin

Fato Sharkskin completo - Senhora

Fato Shark Evolution

 

Informação: fatos as opções preferidas

Entre os nadadores de águas abertas são vários os que optam por nadar com fatos de competição adquirido na aqualoja. Destes entre as senhora a preferência evidenciada no pódio vai para o Fato Sharkskin completo enquanto que no sector masculino se nota a preferência pelo Fato Shark Evolution a par com as Calças Lightning Sharkskin.

 

Informação: “ver bem, navegar melhor”

Para uma correcta navegação e segurança, ver bem assume nas águas abertas uma importância que não se coloca em piscina. Por este motivo sugerimos para os que necessitam de correção óptica os óculos de natação graduado. Também os nadadores que não necessitam de correção óptica podem beneficiar de uma melhor visão utilizando óculos de natação (eventualmente espelhados) de excelente qualidade

 

Informação: acessórios para um teino eficaz

O treino essencial a uma boa performance além do condicionamento físíco deve também conduzir a uma melhor técnica de nado. Neste aspecto a par dos tradicionais acessórios de natação destaca-se o Snorkel Frontal de Natação utilizado por nadadores de elite em todo o mundo e pelos mais destacados nadadores portugueses de águas abertas.

 

 

Esta não era uma foto-reportagem 'oficial' aqualoja, pelo que estarão certamente ausentes alguns momentos importantes do ponto de vista desportivo. Ainda assim não faltam momentos interessantes...

 

© aqualoja

A eventual utilização de fotografias e/ou vídeos produzidos pela aqualoja deve ser acompanhada do devido crédito para aqualoja:equipamento de natação. Em utilização Web estes créditos devem incluir uma hiperligação para o site aqualoja,  tal como a anteriormente indicada.

Estas utilização, mesmo que permitida, em nada inibe ou diminui os direitos de propriedade intelectual sobre as imagens e composições das mesmas.